segunda-feira, 10 de junho de 2013

Computação em nuvem atrai 5 mil empresas ao dia

Diante de um novo cenário da tecnologia da informação, no qual se fala da cloud computing (computação em nuvem), tendência crescente no setor, discute-se também a segurança nesse ambiente virtual. Esse é o debate que está sendo realizado na 6ª edição do Fórum Internacional de TI do Banrisul, que começou nesta quarta-feira, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Uma das atrações da tarde do primeiro dia de evento foi o diretor de enterprise do Google para a América Latina, Antônio Schuch, que falou sobre os serviços da empresa nessa nova tendência. Segundo o dirigente, há um intenso crescimento da procura por empresas latino-americanas que querem aderir à ferramenta. Na cloud computing, o armazenamento de arquivos e informações será compartilhado e interligado via internet, fazendo com que o usuário tenha acesso a eles em qualquer computador do planeta.
No mundo, conforme Schuch, pelo menos cinco mil empresas entram no sistema de computação em nuvem. "A grande maioria está na América Latina, especialmente no Brasil", informa. O diretor do Google avalia que os sistemas de segurança na rede para esse tipo de serviço são certificados. "Ainda existe muito desconhecimento e desinformação sobre o cloud computing. O que é preciso dizer é que existem empresas sérias e comprometidas que trabalham com uma arquitetura de rede e que buscam todas as ferramentas para evitar falhas e fraudes", completa Schuch.
No Banrisul, de acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do banco, Joel dos Santos Raymundo, a ideia é iniciar o trabalho de migração para o sistema de computação em nuvem aos poucos, com informações de pouca relevância, e depois partir para a mudança total de ferramentas. "Os bancos têm diferentes níveis de informações, e a inserção do sistema financeiro como um todo na computação de nuvens está se dando em níveis que não são comprometedores e que não trazem risco aos dados dos clientes. Este é um assunto crescente nas corporações, que começam a trabalhar os serviços neste ambiente", salienta.
Na ocasião, o banco apresentou um novo serviço de pagamento móvel. O PinPad 200 é uma máquina que é conectada a um aparelho celular via bluetooth e realiza operações de pagamento por crédito ou débito em conta. Projetado principalmente para profissionais autônomos, o sistema deve estar disponível em até 30 dias no mercado após homologação.
O Fórum Internacional de TI do Banrisul prossegue com programação hoje, discutindo os cenários dessa nova tendência no segmento bancário. Também será debatida a computação em nuvem no cenário global, com a participação de palestrantes internacionais, como Vadim Yanborisov, do grupo Rostelecom (Telecom da Rússia), o gerente de inovação da Mobile Security Devices G&D, da Alemanha, Johannes Luyken, e o CEO da empresa Vasco, o norte-americano Kendall Hunt.
Fonte: JCRS.UOL
Este texto não substitui a Publicação Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post 7

Labels

Featured Post 8