São Paulo/SP - O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Manoel Dias irá lançar na sexta (8), às 11h no auditório da Fundacentro, duas ações institucionais: a Rede de Estudos e Pesquisas em SST e o Audiolivro de Bernardino Ramazzini intitulado "As Doenças dos Trabalhadores", considerada obra histórica que se tornou um marco na área de SST.
O Audiolivro "As Doenças dos Trabalhadores" é um livro falado e destinado a um publico especifico, ou pessoas com deficiência visual e faz parte de uma das ações da Coordenação de Educação da entidade que tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que no mundo a deficiencia visual não está distribuida de maneira uniforme. A Organização estima que países da América Latina e Caribe existam, para 1 milhão de habitantes, 5 mil pessoas cegas. No Brasil, dados de 2010 do IBGE estima que a cegueira atinge 6,5 milhões de pessoas, distribuidas entre cegos e os de baixa visão.
De acordo com dados da Fundação Dorina Nowill, contratada para auxiliar a Fundacentro na conversão de livro para Audiolivro, cerca de 1400 pessoas com deficiência visual foram reabilitadas em 2012, e mais de 200 mil livros e revistas distribuidos nos formatos braille, falado e digital no mesmo ano. A Fundação conta ainda com um acervo de 4 mil titulos nos formatos braille, falado e digital Daisy (formato de arquivo digital).
O Audiolivro será divulgado e distribuído para instituições nacionais e internacionais, universidades, sindicatos e outras ligadas tanto à área de Segurança e Saúde no Trabalho como organizações que atuem diretamente com pessoas com deficiência visual e que disponham de biblioteca, visando ampliar e facilitar o acesso à informação. Disponível na biblioteca da Fundacentro em São Paulo e em todos os Centros Regionais da entidade, o usuário poderá fazer download e gravar em CD, mediante conversão do programa.
Com esse trabalho a Fundacentro dá um passo importante no sentido de fazer com que as minorias também sejam contempladas para termos uma sociedade justa e igualitária.
Rede SST
A Rede de Estudos e Pesquisas em Segurança e Saúde no Trabalho - Rede SST é uma iniciativa da Fundacentro para promover a articulação de organizações, instituições e universidades para realizar estudos e pesquisas conjuntos em SST. Assim formou-se uma rede de colaboradores para o desenvolvimento técnico-científico, inovação e divulgação de informações, conhecimentos e produtos nessa área.
A Rede de Estudos e Pesquisas em Segurança e Saúde no Trabalho - Rede SST é uma iniciativa da Fundacentro para promover a articulação de organizações, instituições e universidades para realizar estudos e pesquisas conjuntos em SST. Assim formou-se uma rede de colaboradores para o desenvolvimento técnico-científico, inovação e divulgação de informações, conhecimentos e produtos nessa área.
A rede foi motivada pelo Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - Plansat, que propõe a criação de uma agenda integrada de estudos e pesquisas em SST em seu oitavo objetivo. Para tanto, coloca-se a necessidade de estabelecimento de parcerias e articulação entre diversas instituições para a realização de estudos e pesquisas.
A Rede SST conta com quatro comunidades. A de Estudos e Pesquisas de Fatores Psicossociais e do Trabalho já está consolidada. Também estão em processos de construção: Perfil Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho; Prospecção de Cenários Futuros em SST e o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT.
Os parceiros da rede são Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Organização Mundial da Saúde - OMS, Organização Internacional do Trabalho - OIT, Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer - CTI/ G.A.I.A. (Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais), Tribunal Regional do Trabalho - TRT 15, Ministério Público do Trabalho, Faculdade de Saúde Pública/USP, Escola Politécnica/USP, Unicamp/FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas), Unifesp/CESM (Centro de Economia em Saúde Mental), PUC/Nupas (Núcleo de Psicanálise e Ação Social), Departamento Intersindical de Estatatística e Estudos Socioecnômicos - Dieese e Serviço Social da Indústria - Sesi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário