Recife/PE - O Delegado Sindical do Sinait em Pernambuco Carlos Silva participou do I Seminário Nacional do Comércio, no dia 8 de novembro, em Recife (PE), promovido pela Central Força Sindical no Estado, em parceria com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá - Sindecom. O objetivo do evento é alertar os comerciários sobre os direitos e deveres da categoria, especialmente nesta época do ano em que aumentam as contratações temporárias em razão do Natal.
De acordo com o Auditor-Fiscal Carlos Silva, que participou como palestrante, as discussões no seminário versaram sobre questões referentes à saúde e segurança do trabalho na atividade econômica do comércio em geral. "Nós abordamos também assédio moral e sexual, trabalhar de pé, jornada de trabalho, condições de trabalho e aspectos de segurança e saúde".
O evento, na opinião do Auditor-Fiscal, é uma forma de propagar os conhecimentos acerca das condições de trabalho do setor. "O comércio é um campo em que as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego são descumpridas, o que desfavorece a saúde e a integridade física dos trabalhadores e isso precisa mudar", disse.
Para o presidente da Força Sindical de Pernambuco, Aldo Amaral, a ideia de realizar o seminário nasceu em função da demanda de filiados que buscavam a instituição para obter informações sobre seus direitos e deveres. "Nós atendemos uma média mensal de 200 comerciários e o seminário amplia a oportunidade de esclarecer dúvidas e envolve outras áreas de atendimento ao trabalhador".
Além do Auditor-Fiscal Carlos Silva, que recebeu uma placa pela participação, contribuíram também como palestrantes: Leonardo Osório, procurador do Trabalho de PE; Roberto Freire, juiz do Trabalho de PE e Zilmara Alencar, advogada e consultora sindical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário