
Reprodução Globo
Data: 15/01/2014 / Fonte: G1 PA
Belém/PA - Um operário foi flagrado trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPIs) nesta terça-feira (14), em Belém. O homem está na janela de um prédio localizado em frente ao Museu Emílio Goeldi, na rua 9 de janeiro entre as avenidas Gentil Bittencourt e Magalhães Barata, no bairro de São Brás.
O flagrante foi registrado pela relações públicas Andresa Brito. Nas imagens, é possível ver o operário se equilibrando na base da janela, sem nenhum tipo de proteção. "Acho que ele estava fazendo algum serviço de reparo no prédio, mas parecia que ele estava pendurado lá", conta Andresa.
Irregularidades
Segundo o técnico de segurança do trabalho Luiz Cunha, funcionários que trabalham com altura devem ter passado pelo treinamento da Norma Regulamentadora (NR) 35, do Ministério do Trabalho, intitulada "Trabalho em altura".
"Ele [operário] deveria usar bota, cinto de segurança para estabilizar, capacete, cadeirinha, para trabalhar de forma mais confortável. Mas acima de tudo deveria ter o treinamento, para saber os cuidados que deve tomar neste tipo de trabalho, caso ocorra algum incidente", explicou Cunha.
De acordo com o técnico, o flagrante pode até ser passível de investigação e penalidades. "Caso a situação seja denunciada formalmente, a Delegacia Regional do Trabalho poderia até investigar e autuar a empresa responsável pelo rapaz, porque ele deveria ter passado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, para verificar os treinamentos que ele já fez ou ainda precisa fazer", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário