segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Operário morre em obra de novo shopping (São José do Rio Preto)

O serralheiro João Batista de Lima, 48 anos, morreu quarta-feira, 13, após cair de uma altura aproximada de 20 metros enquanto trabalhava na obra de construção do shopping Iguatemi, na zona sul de Rio Preto. Ele chegou a ser socorrido com vida, foi encaminhado ao Hospital de Base (HB), mas não resistiu aos ferimentos. 

Lima era natural do município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, e estava trabalhando na obra há menos de um mês. 

Era contratado pela empresa Enal Engenharia de Alumínio e executava serviços de caixilhos - peças usadas para encaixe de janelas e vidros em armações de metal ou alumínio. O acidente aconteceu por volta das 9 horas e a vítima foi socorrida pelo Samu. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele chegou em estado grave, inconsciente, com várias fraturas e foi encaminhado para a sala de cirurgia. A morte foi registrada às 11h20 e a polícia comunicada às 15h51. 

Até no final da tarde de quarta-feira, 13, o corpo do serralheiro estava no Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto e aguardava integrantes da família para liberação. Um fiscal de obras da empresa, que pediu para não ser identificado, acompanhava o caso. Segundo a funerária, ele seria levado ainda na quarta-feira para sua cidade natal. 

Diário entrou em contato com a Enal, em São Paulo, mas ninguém quis comentar o assunto. Segundo a empresa, um diretor estava a caminho de Rio Preto para tomar ciência do ocorrido e falaria com a imprensa nesta quinta-feira, 14. A Enal presta serviços terceirizados para a construtora responsável pela obra, a Construcap, que emitiu nota oficial lamentando o ocorrido e afirmou que no momento do acidente o trabalhador usava “todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários às atividades desempenhadas.” 

“A Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A lamenta o falecimento de um funcionário da ENAL Engenharia e Alumínio Ltda., empresa especializada contratada para a execução dos serviços de caixilhos em uma obra na cidade”, cita o texto. 

Ainda segundo a nota, o socorro médico ao trabalhador foi imediato, incluindo o seu rápido encaminhamento ao hospital e tanto a Enal como a Construcap estão prestando todo o atendimento necessário aos familiares e avaliando perante as autoridades competentes as causas do acidente, para a adoção das devidas providências. 

A delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que foi avisada sobre o acidente e fará na manhã desta quinta-feira uma vistoria no shopping para verificar as condições de segurança da obra. O caso também deve ser encaminhado para o 1º Distrito Policial para investigação. A assessoria do imprensa do Shopping Iguatemi foi procurada, mas não se manifestou. Indicou que a construtora era responsável pelas informações. 

Morte é a segunda em obras da mesma empresa 

Esta é a segunda morte registrada em menos de 48 horas em obras do Iguatemi no Estado. Na manhã de terça-feira, um operário também foi encontrado morto na construção da unidade do shopping em Sorocaba. Ele não teve o nome revelado. 

O homem trabalhava no acabamento de um restaurante que era feito por uma empresa terceirizada. Como o shopping tem inauguração marcada para hoje, quinta, muitos serviços estavam sendo feitos durante a noite. O corpo foi encontrado no início da manhã por outros trabalhadores. A suspeita é que ele tenha sido eletrocutado. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte. O local passou pro pericia técnica e o laudo deve sair em 30 dias. 

Em fevereiro passado um outro operário já havia morrido na obra ao ser atingido por uma viga de concreto. Em nota, a rede Giraffas, responsável pelo restaurante em construção, lamentou o acidente e informou que o trabalhador prestava serviço a uma empresa terceirizada. 

“A rede brasileira de restaurantes informa que aguarda o laudo de perícia, a ser divulgado brevemente, mas, desde já, se solidariza e se mantém em contato com a família do colaborador da empresa, oferecendo todo o apoio necessário”, diz o texto. O shopping informou que colabora com as autoridades para a apuração da causa da morte. 

Susto em Rio Preto 

A queda de um guindaste e parte da estrutura, em abril passado, na obra do shopping Iguatemi em Rio Preto, movimentou a polícia e os bombeiros para resgate de dois trabalhadores que ficaram isolados em um das vigas da construção. 

Ricardo de Oliveira Lopes e José Bento Sobrinho trabalhavam na fixação de parafusos estruturais que uniam as vigas quando, após desestabilização do solo, o equipamento que carregava peças e ferramentas tombou. Apesar do susto, ninguém se feriu no acidente, mas foi necessário apoio do helicóptero Águia da PM. A aeronave retirou os dois com uso de uma cesta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post 7

Labels

Featured Post 8